Dicas de Saúde Alimentar

VOLTAR

13. 03. 2012

Sucos o sabor da vida

  Refrescantes, saudáveis e com efeitos terapêuticos, os sucos têm travado, ao longo dos últimos anos, uma batalha mercadológica na luta contra os refrigerantes. Porém, a...

Compartilhado com sucesso

» sua mensagem não foi enviada !
» POR FAVOR, PREENCHA O CAMPO de email corretamente !
Envie para um amigo

 

Refrescantes, saudáveis e com efeitos terapêuticos, os sucos têm travado, ao longo dos últimos anos, uma batalha mercadológica na luta contra os refrigerantes. Porém, a busca pela qualidade de vida vem fazendo o consumidor modificar seus hábitos alimentares e optar por uma bebida que lhe proporcione um corpo definido e saúde garantida, fato que tem gerado crescimento constante neste mercado. Tanto isso é verdade que até mesmo as indústrias de refrigerantes perceberam esse filão e estão investindo na produção de sucos industrializados. 

 

De acordo com dados do Instituto Nielsen o montante movimentado por este campo no ano passado foi de 81,6 milhões de litros e US$ 102 milhões, colocando os sucos entre os seis produtos de maior crescimento de vendas em volume. Mas ainda há muito a ser feito, levando-se em consideração que apesar de reconhecido como um dos maiores produtores de sucos do mundo, o brasileiro não consome o suficiente. Segundo estatísticas, o consumo per capita por ano na área de sucos prontos é da ordem de meio litro. Na Argentina, esse consumo é de 3,6 litros por ano, oito vezes maior. Nos Estados Unidos o número aumenta para 75 litros por ano. 

 

A maior parte do produto produzida no Brasil vai para o exterior, principalmente o suco de laranja. Empresários estrangeiros investem nesse setor, pois a nossa matéria prima é abundante e de boa qualidade, o que não acontece lá fora. As empresas do ramo têm se mobilizado para desenvolver produtos de qualidade, com embalagens criativas, sabores diversificados e investindo em novas fábricas e equipamentos com tecnologia mais avançada. 

 

Para atingir todos os tipos de público, a diversidade de produtos é grande: existem os sucos Light, os direcionados ao público infantil, os que misturam diversas frutas, os concentrados, em pó, lata, garrafa de vidro ou caixinha Tetra Pak. Tudo isso para conquistar o consumidor, já que os principais meios de comunicação estão tomados pelas propagandas de cervejas e refrigerantes, acirrando a disputa por uma fatia de mercado. 

 

Por: Marcelo dos Santos Pinto/nutricionista

Anteriores
Veja Todas »
Acauã

S

D

I

K

DICAS DE SAÚDE ALIMENTAR todas

Facebook

Fornecedores

© 2012.Todos os direitos reservados